A saúde depende do segredo da cozinha

Certamente você já ouviu falar sobre “a saúde vem da cozinha” aliás há um grande filósofo que fala que “nós somos o que comemos” agora, nos dias atuais, esta frase se aplica como uma luva. Apesar de ter tanta informação na internet sobre como cuidar bem da saúde, as pessoas cada vez mais estão ficando doentes. Qual a causa principal de tantas doenças? A resposta é simples: A alimentação industrializada vem ganhando os espaços nas dispensas e nas geladeiras, e os produtos naturais cada vez mais vão sobrando nas gondolas dos supermercados e feiras. Há uma grande procura pelo que é mais simples e mais fácil de se consumir.

O Brasil está se tornando o país do “Fast Food” As pessoas estão substituindo as refeições por lanches e estes cada vez mais “incrementados” com muita gordura, condimentos, massa e o que mais a imaginação criar e o bolso puder pagar. Há aqueles que até se consolam com aquela folhinha de alface ou aquele pedacinho de tomate no lanche. As      indústrias oferecem pratos prontos e cada tipo de alimento que realmente pode dar agua na boca, mas… leia os rótulos, pois eles lhe dirão algumas coisas que você precisa saber antes de engolir aquela garfada. Poderíamos escrever páginas e páginas sobre os malefícios da alimentação industrializada, mas quero me ater aos benefícios da boa alimentação que vem da cozinha e lhe mostrar algumas dicas para poder ter saúde mesmo que seu dia seja muito atarefado e que você tenha se habituado com a comida rápida.

Dica para quem come em restaurantes

Todo restaurante, ou os do tipo Self Service, tem a sua área de saladas. Dê preferência para aqueles que possuem várias opções e faça um prato bem cheio de saladas e legumes. Coma primeiro este tipo de alimento e depois os que são quentes. O simples fato de você comer mais saladas e legumes, vai lhe dar a sensação de saciedade, além de ser muito mais saudável… se você souber balancear o que come dos quentes.

Lembre-se, um hábito não se cria num dia só, portanto, persista em iniciar com as saladas e legumes, isto irá fazer com que seu paladar se acostume.

Dica para quem tem a opção de levar de casa

Bom, a maioria das pessoas detesta a tão falada “Marmita” Eu mesmo já a utilizei por algum tempo, mas voltei aos restaurantes quando ficou impossível trazer de casa. Porem se você tem esta oportunidade, faça uma experiência por um período e vá alternando entre levar e comer fora. O Importante é que a sua refeição caseira tem que ser também saudável e não pode faltar as saladas e legumes. As vezes tem que separa-las das opções quentes, mas hoje tem recipientes que ajudam nesta tarefa. Fazer a refeição que irá para o trabalho tem que ser algo programado e não pode ser feito às pressas ou o “Restolho” da janta. Você pode fazer um cardápio da semana bem elaborado e com aquilo que lhe traz satisfação e seja saudável, além disso, na ponta do lápis deve ficar mais em conta no fim do mês, depois que você já dominar a arte de se organizar. O importante é que não deve ser “Trivial” mas algo que lhe incute a vontade de que logo chegue o momento de comer. Depois de comer, vá passear um pouco, saia do local e dê uma volta, afinal, deve sobrar mais tempo, pois você não vai ter que enfrentar a ida até o local e as eventuais filas.

Mas, onde esta o segredo da cozinha?

O segredo está na escolha dos alimentos, nos temperos ( que sejam naturais..) na preparação, no programar o que se vai comer… O segredo é que você estará aplicando conhecimentos que pode adquirir, de como ter uma vida saudável comendo coisas deliciosas e naturais, e sabe porque eu sei disto? Porque se você leu até agora é por que esta pensando que tem que mudar seus hábitos alimentares e estava em duvida de como faze-lo. Logico que o aprender não para aqui e nós não vamos agora lhe oferecer um curso embutido nas palavras, nas te aconselhar a procurar as informações, cardápios, dicas, orientações e se for o caso, uma nutricionista que pense como você esta pensando agora.

O segredo da cozinha tem que ser descoberto passo a passo, e o primeiro você deu agora… então persista. Um abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *