O estresse e a depressão podem arruinar suas férias e prejudicar sua saúde. Ser realista, planejar com antecedência e buscar apoio pode ajudar a evitar estes dois indesejáveis companheiros de férias de muitas pessoas.

A temporada de férias costuma trazer visitantes indesejáveis como o estresse e depressão e não é de admirar, pois os feriados ou os períodos de férias geralmente apresentam uma variedade estonteante de demanda. Cozinhar refeições, fazer compras, assar, limpar e entreter, para citar apenas alguns das tarefas. E se o COVID-19 está se espalhando em sua comunidade, você pode estar sentindo mais estresse por estar preocupado com a sua saúde e a de seus entes queridos. Você também pode se sentir estressado, triste ou ansioso porque seus planos de férias podem ser diferentes durante a pandemia ou mesmo devido aos efeitos econômicos que assolou todas as famílias. 

Mas com algumas dicas práticas, você pode minimizar o estresse que acompanha as férias e até mesmo acabar aproveitando este período mais do que imaginava.

Dicas para prevenir o estresse e a depressão nas férias

  1. Reconheça seus sentimentos. Se alguém próximo a você morreu recentemente ou você não pode estar com entes queridos por outros motivos, perceba que é normal sentir tristeza e tristeza. Não há problema em ter tempo para chorar ou expressar seus sentimentos. Você não pode se forçar a ser feliz só porque é época de festas.
  2. Alcançar. Se você se sentir solitário ou isolado, procure eventos comunitários, religiosos ou outros eventos sociais ou comunidades. Muitos podem ter sites, grupos de suporte online, sites de mídia social ou eventos virtuais. Eles podem oferecer apoio e companheirismo.
     
  3. Seja realista. As férias não precisam ser perfeitas ou como no ano passado. À medida que as famílias mudam e crescem, as tradições e os rituais também mudam. Escolha alguns para se apegar e esteja aberto para criar novos. Por exemplo, se seus filhos adultos ou outros parentes não puderem vir à sua casa, encontre novas maneiras de comemorar juntos, como compartilhar fotos, e-mails ou vídeos. Ou encontre-se virtualmente em uma chamada de vídeo. Mesmo que seus planos de férias possam parecer diferentes este ano, você pode encontrar maneiras de comemorar.
  4. Deixe de lado as diferenças. Tente aceitar seus familiares e amigos como são, mesmo que eles não correspondam a todas as suas expectativas. Deixe de lado as queixas até um momento mais apropriado para discussão. E seja compreensivo se outras pessoas ficarem chateadas ou angustiadas quando algo der errado. Provavelmente, eles também estão sentindo os efeitos do estresse do feriado e da depressão.
  5. Limite-se a um orçamento. Antes de fazer suas compras de presentes e alimentos, decida quanto dinheiro você pode gastar. Em seguida, cumpra o seu orçamento. Não tente comprar felicidade com uma avalanche de presentes.
  6. Planejar com antecedência. Reserve dias específicos para fazer compras, fazer bolos, conectar-se com amigos e outras atividades. Considere se você pode comprar online qualquer um de seus itens. Planeje seus cardápios e depois faça sua lista de compras. Isso ajudará a evitar dificuldades de última hora para comprar ingredientes esquecidos. E certifique-se de alinhar ajuda para preparar a refeição e limpeza.
  7. Aprenda a dizer não. Dizer sim quando deveria dizer não pode deixá-lo ressentido e oprimido. Amigos e colegas entenderão se você não puder participar de todos os projetos ou atividades. Se não for possível dizer não quando seu chefe pede que você faça hora extra, tente retirar outra coisa de sua agenda para compensar o tempo perdido.
  8. Não abandone hábitos saudáveis. Não deixe que as férias se tornem um vale-tudo. O excesso de indulgência só aumenta o seu estresse e culpa.
  9. Faça uma pausa. Reserve algum tempo para você. Encontre uma atividade que você goste. Faça uma pausa sozinho. Passar apenas 15 minutos sozinho, sem distrações, pode revigorá-lo o suficiente para lidar com tudo o que você precisa fazer. Encontre algo que reduza o estresse, limpando sua mente, desacelerando sua respiração e restaurando a calma interior.
  10. Procure ajuda profissional se precisar. Apesar de seus melhores esforços, você pode se sentir persistentemente triste ou ansioso, atormentado por queixas físicas, incapaz de dormir, irritado e sem esperança e incapaz de enfrentar as tarefas rotineiras. Se esses sentimentos durarem algum tempo, converse com seu médico ou profissional de saúde mental.

Assuma o controle das férias

Não deixe que as férias se tornem algo que você teme. Em vez disso, tome medidas para prevenir o estresse e a depressão que podem descer durante as férias. Aprenda a reconhecer os gatilhos  como pressões financeiras ou demandas pessoais, para que você possa combatê-los antes que eles causem um colapso. Com um pouco de planejamento e pensamento positivo, você encontrará paz e alegria durante as férias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *