Se você está se sentindo lento, ou acha que está sempre cheio e a comida está no estômago não digerida. Se você acha que é gordo e precisa perder peso. E se você acha que ingeriu mais do que os conservantes e aditivos permitidos em seu corpo e o fígado começa a mostrar sintomas de abuso, é hora de você ir em um programa de desintoxicação. Desintoxicação é o processo de neutralizar ou eliminar toxinas do corpo. Planos de desintoxicação podem ser de diferentes formas e métodos, indo de exercícios regulares à esfoliações corporais e massagens de spa. Mas o mais simples e mais comum talvez seja seguir uma dieta de desintoxicação.
Uma dieta de desintoxicação é um programa que minimiza os produtos químicos ingeridos no corpo, indo para alimentos orgânicos. Destaca alimentos como vitaminas e antioxidantes que o corpo precisa para a desintoxicação. Envolve também a ingestão de alimentos que ajudarão na eliminação de toxinas como alimentos ricos em fibras e água. Geralmente sugere uma alta ingestão de vegetais frescos, frutas, feijões, nozes e muitos líquidos, enquanto reduz a cafeína, álcool, levedura e açúcares.
Então, por que optar por uma dieta de desintoxicação? Se você é um comedor regular de fast food, provavelmente ingeriu muitos produtos químicos lipossolúveis contidos nas batatas fritas, cheeseburgers, twisters e refrigerantes que você consumiu. Uma “sobrecarga” dessas substâncias químicas no corpo pode levar a doenças e condições como mau funcionamento do fígado, problemas renais, desequilíbrio hormonal, deficiências nutricionais e metabolismo ineficiente. E os sintomas mais comuns dessas doenças são a fadiga habitual, a pele fraca e a baixa tolerância à dor. Em uma dieta de desintoxicação, as pessoas teriam energia melhorada, pele mais clara e mais justa, um movimento intestinal regular, melhor metabolismo e digestão, maior concentração. Geralmente, isso significa bem-estar e um melhor bem-estar.
Uma palavra de cautela… embora qualquer um possa tomar uma dieta de desintoxicação, as mulheres grávidas ou aqueles que estão amamentando são avisados para não seguirem esses planos, pois precisam do nutriente necessário para amamentar. E a menos que recomendado por um médico, pessoas com anemia, distúrbios alimentares, doenças cardíacas, baixa imunidade, pressão arterial baixa, úlceras, câncer, o baixo peso ou aqueles que sofrem de dependência de álcool ou drogas devem experimentar uma dieta de desintoxicação. Os programas de dieta de desintoxicação devem ser adequadamente planejados com o médico e um nutricionista.